Rodrigo

Significado do Nome Rodrigo

Rodrigo: Significa "poderosamente famoso", "famoso pela sua glória" ou "governante poderoso", "rei famoso". 

A origem do nome Rodrigo é germânica. Surgiu do germânico antigo Hrodric e chegou à língua portugues através do latim Rodericus. No inglês antigo, o nome era escrito na forma Hrēðrīc e Hroðricus

O significado desse nome resulta da junção dos elementos hruot, que significa “fama”, e rik, que significa “príncipe, governante”.

Uma das grandes personalidades históricas que levam esse nome é o Rei Rodrigo, conhecido como "o último dos godos".

O Rei Rodrigo foi o último rei visigodo da Hispânia entre os anos 710 e 711. Com a morte de Rodrigo, em 714, o Reino Visigótico chegava ao fim e os muçulmanos conquistaram grande parte da Península Ibérica (Portugal e Espanha, atualmente).

Outra personalidade histórica bastante popular foi Rodrigo de Sanches, um cavaleiro medieval português, filho de D. Sanches I de Portugal.

Em Árabe, o nome aparece como Ludhriq, usado para se referir ao "último dos godos" - Rei Rodrigo da Hispânia.

Importa referir que, na língua portuguesa, o nome próprio Rui é considerado um diminutivo de Rodrigo.

Rodrigo é um nome bastante comum em vários países, tal como no Brasil, onde os meninos registrados com o mesmo podem ser afetivamente chamados de "Digo", "Diguinho", entre outros.

Origem do Nome Rodrigo

Origem: Latina, Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Rodrigo

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.