Queiroz

Significado do Nome Queiroz

Queiroz: Significa “mais forte” ou "pedra".

Queiroz é um sobrenome antigo português cuja base tem origem grega e significa “mais forte” ou "pedra".

Alguns estudiosos garantem que a sua origem é pré-romana e que começou a ser usado em Portugal no século XVI. Queiroz teria sido sobrenome de uma família nobre de Câmara de Lobos, concelho da Região Autônoma da Madeira.

Assim, o brasão da família Queiroz é o número 60 entre os 72 brasões das principais famílias da nobreza portuguesa que foram pintados no teto da Sala dos Brasões, no Palácio Nacional de Sintra.

Esse bonito sobrenome bastante comum em Portugal, e usado cada vez mais na versão moderna Queirós, carrega consigo o sentido de força e resistência, características que atribuem às pessoas que o recebem o caráter de bravura.

Há estudiosos, porém, que defendem que se trata de um apelido espanhol cuja origem é geográfica. Teria vindo de Quirós e se transformado no nome português Queiroz. Quirós é um conselho das Astúrias, comunidade autônoma da Espanha, de modo que “de Quirós” caracterizava as pessoas nascidas nessa localidade.

Rachel de Queiroz (1910-2003) foi um escritora brasileira - a primeira mulher eleita para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, em 1977.

Há no Brasil um município brasileiro localizado no estado de São Paulo que tem o nome Queiroz.

Origem do Nome Queiroz

Origem: Grega, Portuguesa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Queiroz

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.