Moisés

Significado do Nome Moisés

Moisés: Significa “criança”, “filho” ou “tirado das águas”.

O nome Moisés tem origem no hebraico Moshe, que provavelmente deriva do termo egípcio mesu, que quer dizer “criança” ou “filho”.

Ainda é possível encontrar a tradução de “tirado das águas”, proveniente do elemento hebraico masha, que significa “ele tirou”.

A primeira acepção o relaciona como um nome egípcio, pela possibilidade de derivar do termo presente em outros nomes de origem egípcia como Ramsés, que quer dizer “filho de Rá” ou Tutmósis que significa “filho de Tot”, o que é mais provável.

Já na segunda interpretação, a tradução está relacionada com o personagem bíblico Moisés, conhecido por ter sido adotado pela filha do Faraó, que o retirou ainda bebê das águas do rio Nilo.

Moisés foi criado para ser o futuro príncipe do Egito e tornou-se o líder dos judeus, guiando-os da escravidão em terras egípcias em direção à Terra Prometida – Canaã.

Moisés também é conhecido pela propagação dos Dez Mandamentos, recebidos no alto do Monte Sinai por intermédio de Deus. É considerado um dos maiores profetas na religião judaica, e também é muito respeitado no cristianismo e no islamismo.

A versão inglesa Moses tem sido utilizada na Inglaterra entre os cristãos desde a Reforma Protestante, apesar de muito popular entre os judeus.

Atualmente, Moisés é considerado um dos nomes masculinos bíblicos mais apreciados para batismo.

Origem do Nome Moisés

Origem: Hebraica, Bíblica, Egípcia

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Moisés

Moisés

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.