Jaciara

Significado do Nome Jaciara

Jaciara: Significa “senhora da lua”, “nascida da lua”, “dona da lua”, “dominadora da lua”.

Jaciara é um nome indígena. Tem origem no tupi e é a junção dos elementos yaci (Jaci, em português), que significa “lua” e yara, que significa “senhora” , “dona”, “a dominadora”, da qual resulta “senhora da lua”, “nascida da lua”, “dona da lua”, “dominadora da lua”.

Assim, este nome carrega consigo um bonito significado em virtude do simbolismo da lua, que é esperança e luz. Por extensão, as mulheres registradas com esse nome seriam reflexo de luz e esperança para aqueles que a rodeiam.

Há uma série de lendas acerca de Jaci. Uma delas conta que numa época em que não havia lua nem estrelas, as pessoas temiam a escuridão da noite. Havia apenas uma índia de pele bastante clara que saía pela noite sem medo e, assim, provocou inveja numa outra índia que pediu que a cascavel a mordesse numa de suas saídas noturnas.

A cascavel pretendia atender o seu pedido, mas teve seus dentes partidos pelas conchas que a índia trazia nos pés. A índia perguntou por que a cascavel lhe queria machucar e ao saber do motivo quis ir viver longe de quem lhe desejasse mal, de modo que com ajuda da coruja e com cipós subiu para o céu, onde adormeceu e se transformou na lua.

Tendo em conta o tupi ser uma das principais tribos de índios brasileiras, o nome Jaciara se destaca no território nacional onde se encontra alguns exemplos desse bonito nome que é predominantemente feminino.

As mulheres que têm esse prenome podem ser afetivamente chamadas de Jaci ou, ainda, Iara. Recorde-se que Jaci e Iara são personagens de lendas indígenas. Jaci é a deusa indígena da lua, enquanto Iara é a mãe das águas, representada como uma linda e sedutora sereia.

Origem do Nome Jaciara

Origem: Indígena

Locais com o Nome Jaciara

Outras Informações do Nome Jaciara

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.