Ícaro

Significado do Nome Ícaro

Ícaro: Significa "seguidor".

Ícaro é um nome derivado do grego Ikaros, que provavelmente significa “o seguidor”. A versão do nome em latim é Icarus, e em etrusco é Vicare.

Ícaro é o nome de um personagem da mitologia grega. Ele ficou conhecido por ter tentado voar com asas feitas por seu pai, Dédalo.

Ícaro e Dédalo foram presos em um labirinto em Creta, o labirinto do Minotauro. Com o objetivo de tentar fugir, fizeram asas artificiais com várias penas coladas com cera de mel de abelha.

Antes da fuga, Dédalo alertou ao filho que não se aproximasse muito do Sol, pois caso contrário derreteria a cera das asas. Mas, o entusiasmo de Ícaro por estar voando foi tanto que não se lembrou dos conselhos do pai.

Ao voar próximo do Sol, a cera das asas de Ícaro derreteu, fazendo-o cair no mar, onde morreu afogado.

O personagem mitológico sempre simbolizou a ambição humana de voar, e ainda hoje, é o símbolo da Academia da Força Aérea Grega.

O nome Ícaro está relacionado com a personalidade das pessoas que buscam os seus objetivos cegamente, sem medir as prováveis consequências negativas que possam acarretar.

O mesmo tem ganhado popularidade no nosso país desde a década de 70. De acordo com o Censo Demográfico 2010, o Brasil contava com mais de 30 mil portadores.

Origem do Nome Ícaro

Origem: Grega, Mitológica

Outras Informações do Nome Ícaro

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.