Eloá

Significado do Nome Eloá

Eloá: Significa "Deus".

O nome Eloá surgiu diretamente do hebraico Eloah, com plural Elohim, que significa "Deus". Este nome também possui a versão em aramaico Eláh, além do siríaco Allahá e arábe Iláh.

Trata-se de um bonito nome curto feminino que carrega consigo um significado forte. O mesmo decorre da aproximação com o sublime, com o ser divino e onipotente, Deus.

Inicialmente era um nome masculino, mas passou a ser mais utilizado como nome feminino no Brasil graças à sua terminação em "á", que lhe confere uma sonoridade tradicionalmente feminina. Assim, Eli, é mais comum como sua forma masculina, embora sirva a ambos os gêneros.

No Brasil, o nome Eloá é normalmente seguido de um segundo nome feminino, como Naiara, Camila ou Cristina, por exemplo. As pessoas registradas com este nome podem ser afetivamente chamadas pelos apelidos Elô ou Loá.

Eloá é um nome bastante popular no Brasil, tanto nessa forma como nas suas variantes gráficas Heloá, Eloah e Elloá.

De acordo com o Censo Demográfico 2010, o número de registros teve um aumento acentuado desde a década de 90.

Uma das personalidades mais conhecidas no Brasil com este nome foi Eloá do Vale Quadros (1923-1990), esposa e ex-primeira dama do presidente Jânio Quadros, na década de 1960.

Origem do Nome Eloá

Origem: Hebraica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Eloá

Eloá

Derivações do Nome Eloá

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.