Dias

Significado do Nome Dias

Dias: Significado “filho de Diego”, “filho de Diogo”, “parente daquele que vem do calcanhar”.

Dias é um sobrenome de origem espanhola. Surge a partir de Diez e é um patronímico - forma como é classificado o sobrenome do pai, de acordo com a Onomástica. Importa referir que -ez é o elemento patronímico na língua espanhola, ao passo que son é o elemento em inglês.

Dias significa “filho de Diego” ou “filho de Diego”, os quais, por sua vez, são nomes que têm origem hebraica, uma vez que equivalem ao nome Jacó.

Jacó surge do hebraico Yaaqobh, cujas palavras iqbá, iqbu e aqib, respectivamente em aramaico, acadiano e árabe significam “calcanhar”.

É um nome categorizado como bíblico. De acordo com a Escritura Sagrada, o personagem do Antigo Testamento nasceu segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú, motivo pelo qual o nome Jacó passou a ser utilizado para nomear o filho gêmeo que nascia por último.

Há fontes, todavia, que indicam a possibilidade de o nome ser também uma referência à palavra didacus, a partir do grego didache, que significa “doutrina, ensino”, de modo que significaria “aquele que doutrina ou aquele que ensina”.

Tem destaque no nosso país o poeta romântico Gonçalves Dias, autor do famoso poema Canção do Exílio.

Origem do Nome Dias

Origem: Espanhola, Portuguesa

Locais com o Nome Dias

Outras Informações do Nome Dias

Dias

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.