Ricardo

Significado do Nome Ricardo

Ricardo: Significa “príncipe forte” ou “príncipe corajoso”.

Ricardo tem origem no nome germânico Ricohard, que é formado pelos elementos rik, que significa “príncipe” e hard, que quer dizer “forte”, “corajoso”. Dessa junção resulta o sentido de “príncipe forte”, “príncipe corajoso”.

Estamos, sem dúvida, diante de um bonito nome que carrega atributos de qualidade, os quais possivelmente poderão ser transmitidos a meninos assim registrados. 

Introduzido pelos normandos, foi um nome muito popular na Idade Média, principalmente sob as formas Richard Ricard e até hoje é um nome muito comum na Grã-Bretanha.

Na língua portuguesa, foi encontrado pela primeira vez em Portugal em documentos datados de 1773.

Foi nome de três reis da Inglaterra, incluindo o rei Ricardo I (1157-1199), conhecido como “Coração de Leão" em virtude da sua fama como um importante líder militar.

Ele reinou entre os anos de 1189 e 1199, ficando famoso pela sua liderança durante a Terceira Cruzada.

Historicamente destacam-se, ainda, os maestros alemães Richard Wagner (1813-1883) e Richard Strauss (1864-1949).

No Brasil, Ricardo é um nome masculino bastante popular. As pessoas batizadas com este nome, normalmente, recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Ricardão, Rick ou Ricardinho.

Apresenta como variantes Riccardo, em italiano; Richard ou Ricard, em inglês e em francês.

Origem do Nome Ricardo

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Ricardo

Categorias Relacionadas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.