Você sabia que muitos dos artistas que conhecemos na verdade escondem nomes de batismo bastante curiosos? Nós vamos contar a história e os verdadeiros significados por trás de 10 nomes artísticos escolhidos pelos famosos.

Verdadeiros nomes de famosos_Dicionário de nomes

1. Anitta - Larissa

Registrada oficialmente como Larissa de Macedo Machado, a cantora escolheu esse nome inspirada na série Presença de Anitta, exibida em 2001. O objetivo era mostrar para o público que, assim como a personagem, ela pode ser várias versões dela mesma em uma única mulher.

O nome Larissa é um nome grego, que vem do latim Larissae e significa "da acrópole". Outras teorias acreditam, ainda, que o nome é uma variação do grego Laros que quer dizer “linda" ou "adorável”.

2. Cazuza - Agenor

Quem diria que o verdadeiro nome do grande ícone do rock brasileiro era, na verdade, Agenor Miranda de Araujo Neto? O primeiro nome, que significa “aquele que tem muita força” vem do grego Agénos e foi deixado de lado pelo astro, que preferiu assumir o apelido de infância Cazuza, usado no nordeste do Brasil como sinônimo de "garoto, moleque".

3. Fernanda Montenegro - Arlette Pinheiro Esteves

Arlette Pinheiro Esteves. Foi com esse nome que a consagrada atriz Fernanda Montenegro foi batizada. Ela decidiu assumir o nome artístico porque achava que o nome Fernanda tinha uma sonoridade francesa bonita e que o Montenegro dava uma ideia de força, imponência.

Curiosamente, Arlette, verdadeiro nome de Fernanda, já traz a força que a atriz buscou. O nome pode significar “comandante do exército” ou “do bosque de amieiros”.

4. Nego do Borel - Leno Maycon

Nego do Borel, um apelido dado por um amigo do cantor, foi o nome escolhido por ele no início de sua carreira, mas o fato é que o seu verdadeiro nome, Leno Maycon, já era o prenúncio de que o artista havia nascido para o sucesso. Os nomes são uma referência a John Lennon e Michael Jackson, ídolos da avó e da mãe do artista.

O nome Lennon (que inspirou Leno), é de origem irlandesa e significa "manto pequeno". Já Maycon, uma variante de Michael, significa "ninguém é como Deus". Não tinha como não ficar famoso com um nome desses, não é?

5. Alok - Alok Achkar

Apesar de parecer nome artístico, Alok é o verdadeiro nome do DJ. Numa viagem a Índia, um guru espiritual aconselhou os pais do artista a batizarem o filho como Alok Achkar Peres Petrillo. O nome, em sânscrito, uma língua antiga da Índia e do Nepal significa "visão". Apesar de haver poucas referências sobre o nome Achkar, acredita-se que pode ser uma variante da palavra árabe Ashkar, que significa loiro.

6. Gusttavo Lima - Nivaldo Lima

Gusttavo Lima, o fenômeno do sertanejo universitário, na verdade se chama Nivaldo Batista Lima. Nivaldo, é de origem germânica e significa "jovem forte".

A escolha do nome Gustavo (com um T só) foi feita quando o cantou formava uma dupla com o amigo Alessandro. Os dois acharam que os nomes Gustavo e Alessandro davam uma boa combinação, mas o sucesso da dupla não aconteceu e Gusttavo decidiu seguir carreira sozinho, adicionando mais um T ao nome. A nova letra parece que fez toda a diferença e hoje o cantor é uma grande estrela do sertanejo.

7. Junior Lima - Durval de Lima Junior

Outras gerações de cantores sertanejos, como a dupla Chitãozinho e Xororó (José e Durval de Lima), por exemplo, também resolveram alterar seus nomes quando criaram duplas com seus parceiros.

Xororó, apesar de não usar profissionalmente o nome de batismo, compartilhou com o filho seu primeiro nome, Durval, que vem do germânico Thorwald e quer dizer "sacerdote de Thor".

O Junior, da ex dupla Sandy e Junior, se chama Durval de Lima Junior, e também decidiu não assumir o primeiro nome, optando apenas pelo último.

8. Pitty - Priscilla

Batizada como Priscilla Novaes Leone, a cantora baiana acabou adotando Pitty como nome artístico. A escolha veio de um apelido de infância dado pela família, Pitica, por causa da baixa estatura da roqueira. O nome Priscila significa “que pertence a Prisco”. Já a palavra prisco, do latim Priscus quer dizer "velho", "antigo".

9. Susana Vieira - Sônia Maria

A atriz Sônia Maria Vieira Gonçalves pegou o nome Susana emprestado de sua irmã, Susana Gonçalves. Seu verdadeiro nome, Sônia, vem do russo Sonja, que é o diminutivo de Sofia e significa "sábia".

A famosa conta que no elenco de um dos trabalhos que fez no início de sua carreira já existia alguém com o nome Sônia e ela, tendo que pensar em uma outra opção, imediatamente lembrou da irmã. Foi com esse novo nome que atriz se consagrou.

10. Maria Gadú - Mayra Corrêa

Maria foi o nome escolhido pela mãe para batizar a cantora Maria Gadú, mas seu pai, quando foi registrá-la, acabou escolhendo Mayra, nome de origem tupi que significa "heroína mítica, mesmo a contragosto da mãe. Ao seguir sua carreira, a cantora abandonou o Mayra e decidiu adotar o Maria de vez.

Gostou? Veja também significados de nomes de personagens famosos:
15 significados de nomes inspirados em A Casa de Papel
O significado de 29 nomes de bebê inspirados em Game of Thrones