Seu pet, seja um cachorro, um gatinho, um coelho, um pássaro ou peixe, merece um nome com um significado interessante. 

Partindo disso, selecionamos 18 nomes até comuns aos humanos que, por causa do seu sentido, dariam ótimos nomes para seu bichinho de estimação. Vamos descobrir quais? 

Nomes para cachorros e cadelas 

nomes para pet

Vamos começar por nomes para dogs? Tentamos separar aqueles cujo significado mais combina com a personalidade de cachorrinhos por aí. Esperamos que goste! 

1. Alex

Apesar de ser um nome bem comum entre humanos, Alex tem um sentido que combina muito com cachorros e o seu senso de defender o dono a qualquer custo. 

Alex é o diminutivo do grego Aléxandros, derivado do verbo aléxo, que significa "repelir”, “defender” ou “proteger", unido ao vocábulo andrós, que significa "homem".

O significado, portanto, é de “protetor do homem”. Bacana, não é?

2. Amanda

Este é daqueles nomes que denunciam o significado na própria pronúncia. 

Você ama a sua pet como se fosse a sua filha? Então vai gostar de saber que Amanda deriva do verbo amare e quer dizer "a que deve ser amada", "digna de amor”. Lindo, não é?!

3. Baruque

Baruque soa um nome bem forte, né? A origem é hebraica e é também considerado um nome bíblico, tendo sido na história das Escrituras o secretário do profeta Jeremias.

O sentido que pode ser relacionado com cães, no entanto, é que Baruque significa "bem-aventurado", "próspero", "afortunado", "feliz". Tudo que um dog querido passa a ser depois de entrar para uma família!

4. Darin

É um nome diferente, de origem persa, que significa "filho da sorte".

Algumas fontes apontam para uma origem grega, cujo sentido seria "presente precioso". Um ou outro, é uma simbologia linda para nomear um pet, não é?

5. Fausto

Um nome robusto, não é? Pode combinar com cachorros de porte maior, desses que tem cara de bravo mas são um doce!

Isso porque Fausto origina-se da palavra em latim faustus, que significa "alegre, feliz, sortudo".

6. Fidélis

Esse é fofo, tem a ver com o conhecimento popular de que o cachorro é o melhor amigo do homem. A palavra fidelis, em latim, significa  "digno de fé", "fiel", "leal".

Não lembra aquela cena do bichinho com o rabo abanando quando ouve o barulho da porta de casa abrindo? Coisa mais linda.

7. Kalebe 

Este é um nome hebraico que não é tão comum entre brasileiros, cujo significado literal é perfeito para o seu pet. Sabe por quê? Kalebe, ou Kaleb, vem da palavra hebraica kelebh, que quer dizer literalmente "cachorro".

Um cachorro que se chama cachorro, só que de forma diferente, não é legal?!

8. Levi

Sabe quando o bichinho não desgruda de você por nada? É carente, manhoso, onde você vai, ele vai atrás? 

Podemos dizer que seu pet é um Levi. Esse nome hebraico surge da palavra Lewi e significa "ligado", "unido" ou ou "vinculado a alguma coisa ou alguém". Ou seja: um grude!

9. Luana

Este é um nome com vários étimos possíveis: grego, inglês, romeno. Mas o que nos interessa é o significado vindo do havaiano.

Luana na língua havaiana quer dizer "calma", "relaxada". Tem muita cadela fofa por aí que corresponde a esses adjetivos!

10. Luca

Luca é um nome simpático e fofo para aquele seu bichinho que traz alegria para a casa. E o significado remete a exatamente isso: é uma variante da raiz lyke, luk e luc, que quer dizer "luz", ou simbolicamente, "aquele que traz luz".

Nomes para gatinhos e gatinhas

nomes para pet

Gatos são bichinhos um tanto enigmáticos, com diversas simbologias, por isso os nomes abaixo aderem de forma diferentes a esses bichinhos. Vamos aos significados de nomes que seriam boas opções para o (a) seu (a) gatinho (a). 

11. Ágata 

Esse é um nome para aquela gatinha tranquila, que gosta de ficar quietinha no seu canto. 

Tem origem a partir do grego agathós, que quer dizer "bom". Por extensão, significa "boa", "bondosa".

12. Ariel

Felinos são uns bichos maravilhosos e fofos, mas que quando irritados se transformam em uma fera, é ou não é? Nesse sentido, Ariel cumpre bem o papel de nome para pet.

É um nome hebraico que significa "leão de Deus". Ou seja: a versão crescida do seu gatinho, com o adicional da fé. Faz sentido para o seu coração? Esperamos que sim!

13. Felícia

Outro nome que está relacionado ao felix, felicis, do latim, que quer dizer literalmente “feliz, sortudo, bem-sucedido”.

Além disso, Felícia tem uma sonoridade que lembra de felina, que é o mesmo que gato. Não é legal? 

14. Félix

Na cultura popular, gatos são animais cheios de significado. Os pretos foram amaldiçoados por Edgar Allan Poe, alguns dizem que eles têm sete vidas, no Egito Antigo eram venerados como deuses. Há pessoas, no entanto, que consideram gatinhos símbolos de sorte.

Se este é o seu caso, Félix é o nome perfeito. Vem das palavras em latim felix, felicis, que significam literalmente "feliz, sortudo, bem-sucedido".

Quem lembra do Gato Félix e sua bolsa mágica? Mais um motivo para nomear o seu gatinho ou gatinha assim!

15. Hebe

Além de lembrar e fazer graça com a apresentadora brasileira que tornou-se um ícone de elegância e personalidade autêntica, Hebe também é o nome da deusa mitológica da juventude. 

Simbolicamente, tem tudo a ver com a ideia de que gatos não envelhecem, ou pelo menos não parecem envelhecer. Afinal, se têm sete vidas, é muita juventude pela frente, não é?!

16. Mel

Até lembra um pouco o som que gatinhos fazem, né, "miau!". 

Mel é um nome bem suave que significa justamente o que a palavra lembra: "doce", "dócil" e o próprio mel, alimento que adoça as coisas. 

Quando a gente pensa em uma gatinha chamada Mel, vem logo a imagem daquelas fofuras que gostam de ser alisadas e ficar enroladas na coberta junto com seus donos. Umas coisinhas lindas!

17. Mia

Este nome pode ter vários significados diferentes, dependendo da etimologia que escolhermos. 

Em holandês, em escandinavo ou alemão se trata do diminutivo de Maria. Assim, remete à escolhida, a pura.

Em italiano, no entanto, “mia” quer dizer “minha”. E o mais bacana é que também dá para relacionar o nome com gatos porque "mia" é justamente o som emitido por eles! 

Não é bacana? 

18. Rute

Outro nome incomum para se dar a um bicho de estimação, mas que tem um significado simples e bem bonito. 

Rute deriva da palavra hebraica Re’ut, que quer dizer "amiga", sendo que por extensão também pode ser aplicado o significado de "companheira".

19. Samir

Nome diferente, não é? Aqui também temos opções exóticas para o nome do seu gato. Mas escolhemos Samir, nome de origem árabe cujo significado combina com pets

O sentido surge a partir da palavra Samírah, que significa "animado" ou ainda "boa companhia", "companheiro de conversas". Quem aí gosta de conversar com gatos?

20. Zada

Este é um nome diferente, para quem prefere dar nomes incomuns aos seus pets

Tem origem árabe, é muito popular na Síria e significa "aquela que tem sorte". Seria a gata ou a pessoa que possui a gata a sortuda? Consideramos que ambas! 

Esperamos que algum nome aí em cima combine perfeitamente com o seu pet através do significado. 

Achamos que você também pode querer ler: