Nomes iniciados pela letra Q são raros tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Alguns destes belos nomes são variações gráficas de nomes mais populares, enquanto outros podem ser encontrados originalmente em outras línguas.

Selecionamos os melhores e mais bonitos nomes com Q para meninos e meninas e os seus significados.

Nomes bonitos e populares com Q para meninos e meninas

Quemuel

O nome masculino Quemuel tem origem hebraica e possui os significados de "consagração de Deus", "ajudante de Deus" e "estabelecido por Deus".

A variante Kemuel é também muito utilizada para meninos. Além disso, este nome pode ser encontrado como parte de nomes compostos femininos.

Quezia

O nome feminino Quezia tem origem hebraica e tem o significado de “perfumada”.

As palavras em hebraico que originaram o nome Quezia fazem referência a um tipo de madeira que possuía um cheiro bastante agradável e era utilizada na confecção de fragrâncias e perfumes.

Querubim

Nas Escrituras Sagradas, o nome Querubim é utilizado para descrever uma das categorias existentes de anjos, que conta com arcanjos, querubins e serafins.

O bonito nome masculino Querubim carrega os significados de “anjo”, "grande e poderoso", "abençoado”, “auspicioso", “puro” e “divino”.

Queren

O nome Queren tem origem na palavra hebraica garan, que significa "brilho, esplendor". É um nome que pode ser encontrado na bíblia como sendo uma das filhas de Jó, que se chamava Queren Hapuque, também escrito como Keren-Happuch.

Quintino

O nome masculino Quintino tem origem latina e era inicialmente utilizado para nomear o quinto filho de uma família. Dessa forma, este nome carrega o significado de “o quinto filinho”.

Queila

Queila é uma variante gráfica de Keila, nome de origem hebraica. Queila significa “aquela que reúne os membros de uma congregação”.

Este nome feinino pode também ser considerado uma variação do nome inglês Kayla, uma união do nome Kay com o sufixo comum em nomes ingleses la.

Quirino

Este nome masculino de origem latina faz referência a um personagem da mitologia romana chamado Quirino, um deus que representava o próprio Estado romano.

O nome Quirino surge a partir da palavra latina quiris que significa “lança”. Por extensão, o nome também ganha o significado de “aquele que luta com lança”.

Quincas

O nome masculino Quincas era inicialmente um termo afetivo para meninos que tinham o nome Joaquim. Hoje, ele pode ser encontrado como nome próprio, mas ainda é considerado raro ao redor do mundo.

Quincas carrega, portanto, os mesmos significados que o nome Joaquim: "Jeová estabeleceu" ou "Deus estabeleceu".

Quitéria

O nome feminino Quitéria pode ser encontrado tanto em palavras de origem grega, quanto latina. Ele carrega os significados de “tranquila”, “bela” ou "que nasceu na ilha de Cítera".

Queli

Queli surge como uma versão brasileira do nome Kelly, que era originalmente um sobrenome inglês. Este bonito nome feminino possui os significados de "descendente da guerra"; "habitante do bosque" e "aquele que nasceu num bosque".

Quíron

O nome masculino Quíron tem origem grega e surge como referência a um personagem mitológico.

O centauro Quíron era considerado um ser superior aos seus iguais, incluindo os seus pais. Nas histórias mitológicas, Quíron era inteligente, bom e, especialmente, habilidoso na medicina.

Quiliom

Este nome masculino de origem hebraica carrega os significados de "aquele que falha", "aquele que aniquila", "homem que chega ao fim, a finalidade".

Quiliom é citado na Bíblia como o irmão mais novo de Malom, filhos do casal Elimeleque e Noemi, que se mudam para Moabe. Chegando nesse local, Malom se casa com Rute e Quiliom com Orpah.

Nomes chiques com Q para meninos e meninas

Quentin

O nome masculino Quentin é considerado a versão inglesa do nome Quintino, mais comum em países lusófonos. Este nome tem origem latina e era inicialmente utilizado para nomear o quinto filho de uma família. Dessa forma, este nome carrega o significado de “o quinto filinho”.

Quinton

O nome masculino Quinton é especialmente encontrado no Reino Unido. Ele surge a partir do inglês antigo e carrega o significado de “assentamento da rainha”.

Queen

Em inglês, queen significa literalmente “rainha”. É um nome raro em algumas partes do mundo, mas pode ser encontrado especialmente nos Estados Unidos e em países africanos, como a Nigéria e a Tanzânia.

Quintessa

O nome feminino Quintessa é a variante do nome de origem latina Quintina. É especialmente encontrado nos Estados Unidos e possui o significado de “quinta”.

Quigley

O nome Quigley possui origem irlandesa e gaélica. É um nome predominantemente marculino que significa “aquele com o cabelo bagunçado”.

Quenton

O nome masculino Quenton é outra variação de nomes como Quentin e Quintino, que é mais encontrado no Brasil. Assim como estes outros nomes iniciados pela letra Q, ele significa “quinto” ou “o quinto filho”.

Quintonette

O diferente nome Quintonette é uma variação do nome Quintina, que tem origem latina e significa “quinta” ou “quinta filha”.

Queena

O nome Queena é considerado uma variante para o nome Queen, que significa “rainha”. Este raro nome feminino pode ser encontrado tanto nos Estados Unidos, quanto na China e em Taiwan, onde possuem o mesmo significado.

Quanah

O nome masculino Quanah tem origem a partir da língua dos povos indígenas norte-americanos. O significado deste bonito nome é “fragrante” ou “de cheiro doce”.

Quinnell

O nome masculino Quinnell tem origem irlandesa e gaélica e possui o significado de “conselho”.

Veja também: