Qual o significado dos nomes de artistas mais famosos do Brasil e do mundo?

Fizemos uma lista que pode servir de inspiração (caso esteja escolhendo o nome para o seu bebê ou animal de estimação), ou mesmo só para saciar a sua curiosidade sobre estrelas nacionais e internacionais.  

Nomes de famosos do Brasil 

nomes de famosos do Brasil

1. Anita 

Uma das artistas brasileiras mais populares do século XXI é a cantora Anita. Na verdade este é o seu nome artístico, mas já chegaremos lá. 

Anita (ou Anitta, com dois “t”) é uma variante diminutiva do nome hebraico Hannah, ou seja, Ana, na forma aportuguesada. Ana, por sua vez, é um dos nomes mais comuns do mundo, e significa “cheia de graça”. 

Nome famoso na bíblia, carrega consigo as características de dádiva e graça divina. Anita Malfatti, a pintora, e Anita Garibaldi, a guerrilheira, são outras duas personalidades brasileiras que trazem fama ao nome. 

2. Charlotte

Sophie Charlotte é uma atriz brasileira por quem muitas pessoas se apaixonaram pelo nome. Sofia tem estado na lista dos nomes mais populares do Brasil, mas resolvemos aqui falar de Charlotte, esse nome chique e diferente.

É a versão francesa de Carlota, nome que varia do germânico karl, e quer dizer homem, ou homem do povo.

O sentido deste nome, então, seria “mulher do povo”. 

3. Isis

Este é nome poderoso: foi atribuído à deusa egípcia cujo significado é semelhante a "eu nasci de mim mesma, não venho de ninguém". Isso porque a deusa Isis é considerada a deusa da maternidade e fertilidade, um modelo para mães. 

A atriz Isis Valverde é um dos nomes mais famosos no Brasil hoje. 

4. Ivete 

São duas as origens possíveis para este que é o nome de uma das mulheres mais famosas do Brasil. 

Uma delas vem do germânico iv, que significa “teixo”, uma árvore de folhas venenosas, muito utilizada durante a Idade Média na fabricação de arcos e flechas.

A outra é atribuída como sendo da mesma origem que João, nome que junta os elementos Yah, que quer dizer “Javé, Jeová, Deus” e hannah, que significa “graça”.

5. Larissa 

Este nome de origem grega tem estado em alta por causa da atriz Larissa Manuela, mas é também o nome de uma das personalidades mais famosas da música brasileira em 2018: Anita! Sim, o nome de berço da cantora é este, que pode ter alguns significados diferentes. 

Se considerarmos a derivação do latim, Larisa, Larissae, o nome significa literalmente “da acrópole”. É também uma cidade grega habitada há quase 4 mil anos.

Há uma corrente, no entanto, que defende a origem do nome como sendo a partir da palavra grega Laros que quer dizer “linda" ou "adorável”.

É também o nome de uma santa de Igreja Ortodoxa.  

6. Cauã 

Este é um nome bem brasileiro, de origem indígena, Tupi. Cauã Reymond é o famoso brasileiro de maior expressão com esse nome, que significa “gavião”.

De acordo com a tradição tupi, o gavião, falcão, e outras aves da rapina da mesma família, eram símbolos de alerta. Toda vez que sobrevoavam as tribos, era sinal de que algo importante aconteceria. 

As variantes gráficas Kauã e Cauan também são bem aceitas no Brasil. 

7. Gustavo 

As origens desse belo nome masculino que pertence a alguns famosos do Brasil como Gustavo Borges e Gusttavo Lima é objeto de discussão. 

Pode ter vindo partir do germânico latinizado Chustaffus, quer dizer “protegido por Deus”. Ou do nórdico antigo, pela união dos elementos Gautr e stafr, que significaria “pessoal dos godos”. Ou, em uma terceira hipótese, viria do nome eslavo Gostislav, significando  “convidado glorioso”.

8. Rodrigo

Dois galãs nacionais carregam esse nome germânico: Rodrigo Hilbert e Rodrigo Santoro, que também é bem famoso em outras partes do mundo. 

O significado desse nome resulta da junção dos elementos hruot, que significa “fama”, e rik, que significa “príncipe, governante”, ficando assim com o sentido de “rei famoso”, “famoso pela sua glória”. 

Nomes de artistas do mundo 

nomes de famosos do mundo

9. Brad 

No inglês antigo, esse nome que é considerado um diminutivo de Bradley e Bradford, usualmente era utilizado como sobrenome. Caracteriza um nome toponímico, de uma região americana que pode ser traduzida como “prado largo”. Prado é um terreno coberto de plantas herbáceas que servem para pastagem.

William Bradley "Brad" Pitt, a celebridade americana símbolo de “homem perfeito”, é a pessoa mais famosa que carrega tal alcunha. Há também Bradley Cooper, que partilha o mesmo significado. 

10. Bruno

Ué, mas este não é um nome brasileiro? Não! 

E na verdade também não é o nome do cantor, produtor e dançarino Bruno Mars, que tornou esse nome tão popular no Brasil, também um nome famoso no mundo.

Na verdade, Bruno chama-se Peter Gene Hernandez, mas adotou o nome artístico pôr influência de seu pai, que o achava parecido com o  lutador Bruno Sammartino. 

Mas, afinal, o que significa Bruno?

São duas as possibilidade de origem, uma do latim e outra do germânico, mas ambas apontam para o mesmo sentido: quer dizer “marrom”, “bronzeado”ou “moreno”. Tudo a ver com o cantor, não é? Ainda mais sabendo que ele nasceu no Havaí! 

11. Drake 

O rapper canadense que vem explodindo o mundo da música tem um nome com um significado forte e místico.

De origem germânica, a partir da palavra Draki, ou do inglês antigo a partir da palavra Draca, ambos levam para o mesmo sentido: Drake significa “dragão”. Um tanto quanto mágico, hein?

12. Justin

Bieber e Timberlake? Não importa: Justin divide o mesmo significado com um nome relativamente comum no Brasil, Justino

É um nome que deriva do latim, Justus, que significa "justo". O Censo do IBGE em 2010 apontava para 132 brasileiros registrados como “Justin”. Bieber começou a fazer sucesso em 2008: há alguma dúvida que em 2020 muito mais Justins aparecerão nos registros daqui? 

13. Tom

Tom Hanks e Tom Cruise são dois famosos americanos que tornam esse nome bastante popular. Ambos chamam-se Thomas, e Tom é o diminutivo carinhoso.

No entanto, cada vez mais pessoas estão adotando apelidos como nome pessoal, como é o caso de Isa, Léo e Sam, por exemplo.

Esse nome tem origem no aramaico ta'oma', que quer dizer literalmente "gêmeo". 

Na Bíblia, há também um famoso personagem que possui uma variável de Tom: o discípulo Tomé, conhecido por ter duvidado que Jesus havia ressuscitado. 

14. Beyoncé 

Um dos nomes da artista americana significa “vinda do sobrenome Beyince”, que ela herdou do nome de solteira de sua mãe. 

O nome do meio da artista, no entanto, é Gisele, cujo um dos étimos aponta surgir de giselgeir, que quer dizer "lança" e, por extensão, a ele é atribuído o significado de "a que maneja a lança com destreza".

15. Katy 

Ou “Kate” são formas encurtadas do mesmo nome: Katherine, ou Catarina, como estamos acostumados no Brasil. 

É um nome que vem do grego, Aikaterhíne, através da palavra kathará, que quer dizer "pura" ou "casta".

A cantora Katy Perry, as famosas atrizes Katharine Hepburn e Kate Winslet, e Kate Middleton, esposa do príncipe William, são quatro das personalidades de peso que carregam este belo nome.

16. Lana 

Este lindo e delicado nome é a alcunha artística da cantora norte-americana Elizabeth Woolridge Grant, conhecida como Lana Del Rey.

São muitas as possibilidades de origem e, por consequência, vários os significados. Quer entender cada um deles? Não deixe de ler a descrição completa clicando no nome.

Mas adiantamos que entre os sentidos está "minha criança", "bela", "a reluzente" ou "mundo". Todos muito profundos e bonitos, não é?

17. Angelina 

Este nome tem origem grega e um lindo significado. Angelina Jolie, uma das atrizes mais populares do mundo, carrega este nome cujo significado é  "pequeno anjo" ou "pequena mensageira".

Vem do grego Ággelos, que significa "mensageira", e que originou a palavra "anjo". Angelina, no caso, é um diminutivo.

18. Oprah 

Se você não sabe quem é Oprah, com certeza já viu uma foto dela, uma das apresentadoras de TV e empresárias mais famosas do mundo! 

Seu nome de nascimento é, na verdade, Orpah, que em hebraico significa “nuca”. É um personagem bíblico, que aparece no Livro de Rute. 

Além de ousado e diferente, é um nome de artista lindo para garotas! 

Gostou da nossa seleção? Achamos que você pode se interessar por: