Ser presidente é um cargo de muita responsabilidade, em uma república presidencialista, como é o Brasil, o indivíduo terá a máxima autoridade.

Desde a Proclamação da República (1889), o Brasil passou por diversos períodos com presidentes diferentes, cada um com uma personalidade variante.

Pensando nisso, nós resolvemos separar os 13 presidentes mais marcantes do Brasil, todos com os respectivos significados dos nomes e com um pouco da história do mandato. Vem desvendar um pouco de política!

13 nomes de presidentes mais marcantes do Brasil e os seus significados

Presidentes Brasil

1. Francisco

Esse presidente, mais conhecido como Rodrigues Alves, foi o quinto do período da República Velha, governando de 1906 a 1909.

Ele indexou o território do Acre, que antes pertencia a Bolívia, e fez projetos relacionados à reurbanização e saneamento básico, principalmente no Rio de Janeiro.

Francisco é um nome clássico muito popular no Brasil, provém do latim Franciscus, que veio do germânico Frank, que quer dizer "franco", mais o sufixo isk, que denota nacionalidade.

Por conta disso, esse nome significa "francês livre" ou "aquele que vem da França".

2. Hermes

Mais conhecido como Marechal Hermes da Fonseca, esse militar governou o Brasil no período da República Velha também, entre 1910 e 1914. Ele foi o oitavo presidente brasileiro.

O seu período de governo foi bastante turbulento, com uma crise na política do café com leite e com revoltas como a da Chibata, revolução por melhorias no trabalho por parte dos marinheiros, e a Guerra do Contestado, que foi um conflito por conta da construção de uma linha férrea.

Hermes significa “espírito da vida” e “princípio gerador da Natureza”. Tem origem no grego Hermês, através da forma primitiva Har-er-ma ou Há-er-me-ya.

3. Getúlio

Um dos políticos que mais marcou a história do Brasil, se chamava Getúlio Vargas. Inclusive ele criou um período só seu, chamado de Era Vargas, sendo o líder da Revolução de 30.

Ele foi o governante que permaneceu por mais tempo na presidência, de 1930 a 1945. Seu mandato teve características nacionalistas e populistas.

Getúlio tem origem no fenício ghetti Baal, a partir do latim Gaetulus, e quer dizer “povo de Baal”. Baal vem do hebraico Bahal, que significa “Senhor”, termo utilizado para caracterizar deuses.

4. Eurico

O general Eurico Gaspar Dutra, assumiu a presidência do Brasil em 1946, logo após a queda do presidente Getúlio Vargas, que foi deposto por um golpe militar.

Ele foi o décimo quarto presidente, governando de 1946 a 1951, aderiu os princípios liberais, se aliando aos Estados Unidos, ou seja, sendo contra a União Soviética e o comunismo.

Eurico tem origem no nome germânico Aiwareiks, que quer dizer “honesto”, “homem correto” e “o justo”.

5. Juscelino

Quando você escuta falar em Juscelino Kubitschek, a primeira coisa que vem à cabeça era o seu slogan “cinquenta anos em cinco”, era nesse curto tempo que o Brasil seria transformado.

O seu governo foi chamado de ‘’os anos dourados’’, marcado pelo desenvolvido econômico, principalmente nos setores de transporte e energia, pela industrialização e pela construção de Brasília, a nova capital do Brasil.

Seu mandato foi de 1956 a 1960, anos de muita positividade.

Juscelino tem origem no germânico Gauzilin, Gozilin, que quer dizer “de origem goda”. Os godos foram os povos da antiga Germânia.

Presidentes Brasil
Na foto, o presidente Juscelino Kubitschek visita o projeto Missões, no Amazonas. By Arquivo Nacional. Fundo Agência Nacional.

6. João

João Goulart, também conhecido como Jango, foi o vigésimo quarto presidente do Brasil, governando de 1961 a 1964, quando sofreu o Golpe de 64, que deu início à ditadura militar.

Suas propostas eram bastante populistas, obtendo o apoio de classes consideradas populares, como os operários, os sindicalistas e os estudantes.

Militares e políticos, com uma mentalidade mais conservadora, se reúnem para promover o Golpe de 64, tirando Jango do poder.

João tem origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, que é composto pelos termos Yah, que significa “Javé, Jeová, Deus”, e hannah, que quer dizer “graça”. Por conta disso, o nome fica com o significado de “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

7. Emílio

Com a chegada da ditadura e a cassação de diversos mandatos políticos, um dos presidentes mais repressivos da história do Brasil, foi o general Emílio Médici, que governou de 1969 a 1974.

Seu mandato foi marcado por um período de estabilidade e crescimento econômicos, porém, ao mesmo tempo, foi um período conturbado e com um grande número de torturas.

Emílio apresenta duas origens possíveis, a primeira provém do latim, através do nome de família romana Aemilius, que teria surgido a partir da palavra aemulus, que significa “rival” ou “rivalidade”.

A segunda tem origem na mitologia grega, do nome do filho de Numa, Aimylios, que quer dizer “o que fala de modo agradável”. Fica com o significado total de “rival” ou “o que fala de modo agradável”, “zeloso” e “solícito”.

8. Ernesto

Esse presidente foi o sucessor de Médici, governando o país de 1974 a 1979, dando sinais de que a redemocratização estava perto.

Ele já começou a permitir a propaganda política de oposição e revogou a censura em relação à imprensa. Ernesto Geisel que disse, se referindo à ditadura, que ‘’a abertura será lenta, gradual e segura”.

O nome Ernesto tem origem no germânico Ernust, a partir de Ernst, que quer dizer “combatente resoluto, sério, corajoso'', ficando com o sentido a mais de ‘'o que batalha até a morte''.

Presidentes Brasileiros
Na foto, o presidente Ernesto Geisel é cumprimentado em forma de continência por um militar, na época da Ditadura. By Manoel Pires/Folhapress.

9. José

É no governo de José Sarney que a Constituição de 1988 é promulgada, ou seja, o Estado volta a ser de fato democrático e surge aí o período da Nova República Presidencialista.

Ele foi o trigésimo primeiro presidente e governou de 1985 a 1990. Foi o responsável por lançar o Plano Cruzado em 1986, com o intuito de conter a inflação, porém falhou.

O nome José tem origem no hebraico Yosef, que quer dizer “Ele acrescentará”, uma referência a Deus. Também ganha o sentido de “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”.

10. Fernando

Sendo Ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso assume a presidência em 1994, ajudando a consolidar o Plano Real.

Ele cumpriu dois mandatos e governou de 1995 a 2002, privatizando empresas públicas com o objetivo de conter a inflação e fazendo reformulações no estado.

Outro presidente com esse nome que marcou a história do Brasil, foi Fernando Collor, que governou de 1990 a 1992, renunciando a presidência para não sofrer impeachment.

O nome Fernando tem origem no germânico Ferdinand ou Fredenando, que são formados pelos elementos fridu, que significa "paz", e nanthjan, que significa "ousar".

Algumas fontes relacionam o germânico Ferdinando com os elementos fardi, que significa “viagem”, e nand, que quer dizer “ousado, corajoso”. Ficando com o significado total de "ousado para atingir a paz", "o que ousa viajar", "viajante corajoso".

11. Luiz Inácio

Um dos ex presidentes mais marcantes, ainda caso de notícia, é Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula. Ele governou o Brasil de 2003 a 2010, pregando um governo populista, pois ele fazia parte do movimento sindical dos metalúrgicos.

Lula conseguiu o grande feito de tirar milhares de pessoas da miséria, elevando-as para a classe média, porém seu mandato foi marcado por casos de corrupção.

Seu nome é composto, sendo Luiz uma variante de Luís, nome originado no germânico Hloddoviko, Chlodovech, que é formado pelos termos hlot, hlut, que significa "famoso, ilustre, célebre", e wig, que quer dizer "guerreiro”. Significando "combatente glorioso", "guerreiro famoso" ou "famoso na guerra".

Já Inácio é de origem incerta, que possivelmente surgiu através do grego Ignátios, que corresponde ao latim Gnatus, que quer dizer "filho’’ ou foi associado ao latim ignis, que quer dizer "fogo", a partir de ignatus, que significa "ardente, o que é como o fogo".

Presidentes do Brasil
Na foto, o presidente Lula faz um discurso na assembleia dos Metalúrgicos no Estádio Vila Euclides, em São Paulo (1979). By Juca Martins.

12. Dilma

Dilma Vana Rousseff, foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente do Brasil, sendo a vigésima sexta, governando de 2011 a 2016, quando sofreu o impeachment, após ser acusada de corrupção.

Ela deu continuidade ao legado do seu antecessor, Lula, porém com bem menos popularidade. No seu segundo mandato, as taxas de desemprego e inflação só cresciam, além dos vários casos de corrupção, gerando uma separação política no país e o processo de impeachment.

O nome Dilma surge como uma variação de Delma, de del mar, que significa “do mar”. Também pode ter derivado de Delmo, que surgiu a partir de Adelmo, o qual tem origem no germânico Adelhelm, que quer dizer “nobre protetor” ou de “proteção da nobreza”.

Dilma fica com o significado total de “do mar”, “nobre protetora” ou “proteção da nobreza”.

Presidentes do Brasil
Na foto, a presidente Dilma Rousseff faz um discurso a respeito do processo de impeachment que sofreu, ao lado do ex presidente Lula. By Mario Tama/Getty Images.

13. Jair

O atual presidente da República, Jair Bolsonaro, começou o seu mandato em 2019 e tem previsão para o término em 2022. Ele, além de cerca de oito ministros que ajudam o seu governo, possuem formação militar.

Entre as suas propostas estão, reduzir a maioridade penal, flexibilizar o porte de armas no Brasil, parar a demarcação de terras indígenas, ter aulas obrigatórias de educação moral e cívica nas escolas, entre outras.

O nome Jair tem origem a partir do hebraico Ya’ir, que significa "iluminado por Deus", ganhando o sentido também de "ele brilha", "ele resplandece" ou "ele ilumina".

Gostou do artigo? Esperamos que sim! Aproveita e confere outros:

28 nomes indígenas mais usados no Brasil e seus significados

30 nomes inspirados em mulheres poderosas

Nomes populares: 30 nomes mais comuns no Brasil