As telenovelas brasileiras estão entre as melhores do mundo, com produções gigantescas e com construções de enredo e temática que marcaram e ainda marcam a memória do povo brasileiro.

As atrizes globais, que interpretam desde mocinhas, vilãs, até papéis humorísticos, conquistam o coração de diversas pessoas, as quais se tornam fãs para o resto da vida.

Pensando nisso, nós separamos uma lista com os 20 nomes das maiores atrizes globais e seus significados, para você se inspirar e se deliciar na dramaturgia do Brasil.

Os 20 nomes das maiores atrizes globais e seus significados

Maiores Atrizes Globais

1. Fernanda

Esse nome representa duas grandes atrizes globais, sendo mãe e filha, em que uma delas é considerada referência nacional em atuação.

Foi a única brasileira a ser indicada a um Oscar de Melhor Atriz, ela é Fernanda Montenegro, que deixou sua grande marca com o filme Central do Brasil (1988).

Sua filha, Fernanda Torres, herdou certamente o talento da mãe, atuando em grandes séries como ‘’Os Normais’’ e ‘’Tapas & Beijos’’.

Fernanda é uma variante feminina de Fernando, nome que se originou através do germânico Fredenando, derivado de Fridunanth, o qual é composto pela junção dos termos ridu, que quer dizer “paz”, e nanthjan, nanth, que significa “ousar”. Significando “ousada para atingir a paz”.

No vídeo abaixo mostra uma cena de um dos melhores filmes brasileiros ''Central do Brasil'', que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro de 1999.

2. Patrícia

Quem amava a novela ‘’O Rei do Gado’’ (1996) levanta a mão. Foi nessa dramaturgia que o trabalho da atriz Patrícia Pillar se firmou.

Atualmente com 55 anos, ela marcou a televisão brasileira, interpretando grandes personagens em novelas, como, "Sinhá Moça", "Rainha da Sucata", "A Favorita", entre outras.

O seu nome tem origem a partir do latim Patricius, que significa “patrício”, “nobre”, através da palavra patres, plural de patre, que significa “pai”. Por conta disso, recebe o significado de “nobre”, “de classe nobre”, “da mesma pátria” ou “compatriota”.

3. Susana

Quem já não acompanhou várias novelas dessa atriz maravilhosa, chamada Susana Vieira, que se tornou um meme engraçado da Internet?

Ela fez diversos papéis que marcaram a televisão brasileira, como, Nice na novela ‘’Anjo Mau’’, Marta em ‘’Bambolê’’, Lorena em ‘’Mulheres Apaixonadas’’, Maria do Carmo em ‘’Senhora do Destino’’, entre outras.

Susana significa “lírio”, “açucena” ou "pureza". Provém do hebraico Shoshannah, derivada da palavra shoushan, que quer dizer literalmente “lírio” ou “açucena”. Os lírios são um símbolo de "pureza" na tradição popular.

4. Bruna

Uma das atrizes mais populares do Brasil, com um salário que gira em torno de 80 mil reais, é a Bruna Marquezine.

Começou ainda pequena a sua carreira na novela da Globo, ‘’Mulheres Apaixonadas’’ (2003). Após isso, não parou mais de aparecer em outras telenovelas, como, por exemplo, em ‘’Cobras & Lagartos’’ (2006), em ‘’Negócio da China’’ (2008), ‘’Salve Jorge’’ (2012), entre outras.

Bruna significa “morena”, "bronzeada", "marrom" e "da cor do fogo’’. Tem origem germânica ou nórdica, a partir da palavra brun, que literalmente significa “marrom; moreno”, e do nórdico brun, que significa "da cor do fogo".

5. Camila

Quem não ama a atriz carioca, super talentosa, Camila Pitanga? A sua primeira estreia na televisão, atuando, foi na minissérie Sex Appeal (1993). Ela tinha apenas dezesseis anos nessa época.

Outras novelas que ela obteve destaque foram: ‘’Mulheres Apaixonadas’’ (2003), ‘’Belíssima’’ (2005), ‘’Paraíso Tropical’’ (2007) e ‘’Velho Chico’’ (2016).

Camila significa "mensageira dos deuses", "a sacerdotisa" ou "menina de coro". É um nome feminino que surgiu a partir do latim Camillus, que significava "ministro" ou "sacerdote nos sacrifícios", entre os romanos.

6. Cláudia

Uma das atrizes globais mais conhecidas, que também é bailarina, é a Cláudia Raia. Aos 52 anos, ela continua com um grande sucesso nas novelas e com a sua beleza estonteante.

As suas novelas de destaque foram: ‘’Roque Santeiro’’ (1985), ‘’Rainha da Sucata’’ (1990), ‘’Deus Nos Acuda’’ (1992) e ‘’Torre de Babel’’ (1998).

Cláudia é a versão feminina de Cláudio, nome originado a partir do latim Claudius, derivado de claudus, que significa “coxo”, “manco”. Por conta disso, o nome significa “coxa” ou “manca”.

7. Juliana

Quem não amava ligar a televisão e assistir a novela Gabriela ou então ver a personagem Maya em ‘’Caminho das Índias’’ (2009)?

A protagonista dessas telenovelas é a atriz global Juliana Paes, a qual iniciou a sua carreira aos dezenove anos, em ''Malhação''. É considerada um ícone de beleza, sendo eleita a "Mulher mais Sexy do Mundo", durante dois anos consecutivos.

Juliana significa “jovem”, "aquela que tem os cabelos negros", aquela com pelagem escura" e “filha de Júpiter”. É a versão feminina de Juliano, que tem origem no latim Iulianus, uma versão de Júlio.

8. Adriana

Adriana Esteves é um sucesso marcante como atriz, com as suas últimas duas novelas sendo impactantes para o público brasileiro, ‘’Segundo o Sol’’ (2018) e ‘’Avenida Brasil’’ (2012).

Ela começou a carreira com vinte anos, atuando em diversas telenovelas marcantes, como, por exemplo, “Pedra sobre Pedra” (1992), “Torre de Babel" (1998), “O Cravo e a Rosa” (2000), entre outras.

Adriana significa "aquela que vem da Ádria" ou "aquela que é escura". Tem origem no latim Adrianus, que significa "natural da Ádria". O termo adria vem do elemento em latim ater, que significa "escuro" ou "preto".

Acompanhe uma das cenas das maiores vilãs atuais, que virou um meme no Brasil, Carminha de ''Avenida Brasil''.

9. Leandra

Uma das mulheres mais lindas e talentosas da televisão brasileira, é a atriz e diretora Leandra Leal.

Inclusive além de ter atuado em diversas telenovelas, ela também já produziu diversos filmes, na Daza Produções, ganhando o prêmio de melhor documentário no festival de cinema South by Southwest (2017), com o filme Divinas Divas.

Marcou a televisão brasileira com personagens como, Bianca em ‘’O Cravo e a Rosa’’ (2000), Agostina em ‘’Passione’’ (2010), Maria do Rosário em ‘’Cheias de Charme’’ (2012), entre outras.

Leandra significa "mulher leoa", "mulher dócil" e "mulher agradável". É a versão feminina de Leandro, do nome de origem grega Leíandros, o qual é formado pela junção dos termos léon, que significa "leão", e andrós, que quer dizer "homem".

10. Carolina

Carolina Dieckmann é uma atriz e modelo brasileira, que se tornou muito conhecida após o seu papel como Camila, que possuía leucemia, na novela “Laços de Família” (2000).

Além disso, obteve grande sucesso em novelas como, "Mulheres Apaixonadas" (2003), “Senhora do Destino” (2004), ‘’Cobras e Lagartos” (2006), entre outras.

Carolina significa “mulher do povo” e "mulher doce". É um nome considerado o diminutivo de Carla, que é o feminino de Carlos, o qual tem origem no germânico Karl, karal, kerl, quer dizer literalmente “homem do povo”.

Carolina também pode ter origem da união dos termos germânicos karl, “homem”, e lind, que quer dizer “doce”.

Cena épica da novela ''Laços de Família'', marcada pela música Love By Grace.

11. Giovanna

Giovanna Antonelli é uma atriz global muito consagrada, que ganha um cachê que gira em torno de 120 mil reais. Passou a ser conhecida publicamente com o seu trabalho de assistente de palco da apresentadora Angélica.

Possui diversas personagens e telenovelas muito conhecidas, como, por exemplo, Jade em ‘’O Clone’’ (2001), Bárbara em ‘’Da Cor do Pecado’’ (2004), Clarice em ‘’Sete Pecados’’, Luzia em ‘’Segundo o Sol’’ (2018), entre outras.

Giovanna significa “agraciada por Deus”, “Deus é cheio de graça” ou “a graça e misericórdia de Deus”, "presente de Deus" ou “Deus perdoa”.

É a forma italiana de Joana que, por sua vez, é a variante feminina de João, o qual tem origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, que é composto pela união dos elementos Yah, que significa “Deus”, e hannah, que quer dizer “graça”.

12. Regina

Aos 72 anos de idade, conhecida como a "Namoradinha do Brasil", Regina Duarte é uma das atrizes mais firmes da Globo.

Interpretou personagens que marcaram a história e imaginário popular brasileiros, como, Simone, na novela “Selva de Pedra” (1972), Porcina em “Roque Santeiro” (1985), Raquel Accioli em ‘’Vale Tudo’’ (1988), Helena em ‘’Por Amor’’ (1997), entre outras.

Regina significa “rainha”, “senhora absoluta” ou “a maior”, características fortes na atriz. Tem origem a partir do latim Regina, que quer dizer literalmente “rainha”, “senhora absoluta” ou “a maior”.

13. Glória

Quem não amava ou ama ligar a televisão no ‘’Vale a Pena Ver de Novo’’ e assistir as irmãs Ruth e Raquel, brigando na novela ‘’Mulheres de Areia’’ (1993)? Foi a atriz Glória Pires que deu tudo de si para interpretar uma mocinha e uma vilã ao mesmo tempo.

Com um sorriso cativante, já mostrou o seu poder de atuação em diversas telenovelas e filmes, como, nas novelas ''Dancin' Days'' (1978), ''Vale Tudo'' (1988) e ''Anjo Mau'' (1997), e nos filmes, ''Flores Raras'' (2013) e ''Nise: O Coração da Loucura'' (2016).

O seu nome tem origem no substantivo glória, derivado do latim gloria, sendo um nome de origem religiosa, que significa "glória" e "honra".

14. Marina

A nova geração de atrizes famosas globais, inclui uma ruivinha que anda fazendo muito sucesso, que é Marina Ruy Barbosa. Ela recebe um cachê mensal de cerca de 80 mil reais.

É uma influência também no campo da moda e da literatura, começando sua carreira quando tinha apenas nove anos. Participou de importantes telenovelas, como, ‘’Amor à Vida’’ (2013), ‘’Império’’ (2014), ‘’Totalmente Demais’’ (2015), entre outras.

Marina é um nome com origem na palavra em latim marinus, que significa "a que vem do mar" e "marinho".

15. Deborah

Você já deve ter se emocionado com a mocinha Sol, na novela ‘’América’’ (2005) ou odiado com todas as forças a vilã Íris, da novela ‘’Laços de Família’’ (2000), não é mesmo?

Estes dois papéis foram interpretados pela atriz Deborah Secco, que começou a sua carreira ainda na infância, recebendo atualmente um salário de cerca de 120 mil reais.

Além de fazer telenovelas importantes, como, ‘’Celebridade’’ (2003) e ‘’A Favorita’’ (2008), marcou sua carreira com o filme ‘’Bruna Surfistinha’’ (2011).

Deborah é uma variante do nome Débora, que vem do hebraico Debhoráh, que quer dizer “abelha”. Pelo significado deste inseto, também ganha o sentido de "mulher trabalhadora e esforçada".

16. Marieta

Quem não ama a mãezona dona Nenê, da série brasileira ''A Grande Família'' (2001)? Ela foi interpretada por uma das maiores atrizes nacionais, uma intérprete que consegue circular do drama até a comédia, chamada de Marieta Severo.

É uma mulher inteligente, que consegue se sair bem tanto na televisão, no teatro, como no cinema, além de ser roteirista e produtora. Interpretou papéis marcantes, como, Catarina em ‘’Vereda Tropical’’ (1984), Suzana em ‘’Ti Ti Ti’’ (1985), Madeleine em ‘’Que Rei Sou Eu?’’ (1989), entre outras.

Marieta apresenta duas origens: pode ter surgido do francês Mariette, que é um diminutivo de Maria, a qual significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Também provém da cidade Marietta, que é localizada no estado da Geórgia (Estados Unidos).

O nome do lugar foi uma homenagem à Maria Antonieta, este nome apresentando o significado de "valiosa", "de valor inestimável", "sem preço".

17. Isabelle

Uma das personagens mais amadas da televisão brasileira, era a boneca de pano Emília, da série ‘’Sítio do Picapau Amarelo’’, que além de engraçada não parava de falar um só instante.

De 2001 à 2006, quem interpretou essa personagem foi Isabelle Drummond, com cerca de sete anos. Ela alavancou sua carreira após este papel, atuando em outras importantes telenovelas, como, ‘’Cordel Encantado’’ (2011), ‘’Cheias de Charme’’ (2012), ‘’Sete Vidas’’ (2015), entre outras.

Isabelle partilha do mesmo significado de Isabel, do hebraico Izebel, que quer dizer “casta”, “pura”. Também tem origem no hebraico Elishebha, nome latino Elisabeth, que é composto pela junção dos termos El, que significa “Deus” e sab, que significa “jurar ou abundância”.

Por conta disso, fica com o significado total sendo “casta”, “pura”, “Deus é o juramento” e “Deus é plenitude”.

18. Taís

Sendo a primeira mulher negra protagonista em uma novela, precisamente em ‘’Xica da Silva’’ (1996), Taís Araújo marcou o curso da televisão brasileira.

Interpretou importantes papéis em telenovelas, como, por exemplo, Ellen em ‘’Cobras e Lagartos’’ (2006), a protagonista Preta em ‘’Da Cor do Pecado’’ (2004), Maria da Penha em ‘’Cheias de Charme’’ (2012), entre outras.

Ela sempre esteve consciente e ativa, tanto na carreira quanto na sua vida pessoal, das questões de igualdade racial e de gênero.

Taís vem do original grego Thais, que significa “contemplada com admiração” ou “contemplada pela sua formosura”.

19. Paolla

Paolla Oliveira é uma das atrizes de maior sucesso nacional, formada em fisioterapia e sem ter familiares na área artística, ela nem imaginava que iria chegar onde chegou.

Começou fazendo pequenos trabalhos aos dezesseis anos, como modelo e atriz. Seu primeiro grande papel global foi na novela ‘’Belíssima’’ de 2005, após isso não parou mais de interpretar.

Outros trabalhos importantes foram, nas telenovelas, ‘’O Profeta’’ de 2006, ‘’Insensato Coração’’ de 2010, ‘’A Força do Querer’’ de 2017, entre outros.

Paolla é uma variação do do nome Paola, a qual é a versão italiana de Paula, variante feminina de Paulo, que provém do latim Paullus, derivado de paullo, que significa “pequeno” ou “baixo”. Significando “pequena” ou “de baixa estatura”.

20. Isis

Isis Valverde começou sua carreira sendo modelo e participando de campanhas publicitárias, seu primeiro papel em uma telenovela foi como Ana do Véu em ''Sinhá Moça'' (2006).

Ao decorrer dos anos, ela foi cada vez mais aprimorando sua atuação e hoje é uma das atrizes mais requisitadas e de sucesso da Globo.

Seus principais papéis foram Rakelli, em ‘’Beleza Pura’’ (2008), Suelen em ‘’Avenida Brasil’’ (2012), Sereia na minissérie ‘’O Canto da Sereia’’ (2013), entre outros.

Isis tem diversos significados, o primeiro tem origem na palavra iestai, que significa “adiantar-se”. Como era o nome de uma deusa egípcia, ficou com o significado de "deusa da fertilidade e do amor maternal".

Essa mesma deusa se chamava também Sait, Ist, Iset, Aset ou Ueset, que quer dizer "eu nasci de mim mesma, não venho de ninguém".

Foi interessante o artigo para você? Se sim, aproveita e confere outros:

20 nomes de bebês inspirados em famosos do cinema

Os significados dos 18 nomes de artistas famosos do Brasil e do mundo

Nomes de filhos de famosos: 32 inspirações com significados para o seu bebê!