Os atores globais, alguns com um ar de galã, outros com sucesso internacional e muitos com um viés cômico, constam na nossa listinha de 20 nomes inspirados nos maiores atores globais e seus significados.

Para você relembrar novelas, filmes e séries da televisão que te emocionaram, marcaram a sua infância ou adolescência, te fizeram rir, reuniram a família, entre outros. Corre para conferir!

Atores Globais

1. Tarcísio

Tarcísio Meira, consagrado principalmente na década de 80, é um dos atores mais antigos da globo, com atuações em diversas novelas.

Seus principais papéis em telenovelas foram Juca Pitanga em "Coração Alado" (1980), Paulo em "Brilhante" (1981), Felipe em "Guerra dos Sexos" (1983), o empresário Renato Villar em "Roda de Fogo" (1986), entre outros.

Seu nome tem origem no grego Társeas, que significa “de Társeas”, “pertencente à Társeas”, “da natureza de Társeas”. Társeas vem de thrasys, thras, cujo significado literalmente é “corajoso”, “valente”.

Pode ficar com o sentido total de ‘’pessoa corajosa por natureza’’.

2. Rodrigo

Se tem um ator brasileiro que se tornou conhecido mundialmente é Rodrigo Santoro. Com apenas 43 anos, ele já atuou em diversas telenovelas e filmes nacionais e internacionais.

Participou de grandes produções cinematográficas como ''300'' e ''300 - A Ascensão do Império’’, além de séries americanas como Lost e Westworld.

Em novelas, as mais marcantes que Rodrigo atuou, foram ''Explode Coração'' (1995), ''O Amor Está no Ar'' (1997), ''Hilda Furacão'' (1998), ''Mulheres Apaixonadas'' (2003), entre outras.

Esse nome tem origem no germânico antigo Hrodric, que chegou ao português através do latim Rodericus, com a junção dos termos hruot, que significa “fama”, e rik, que significa “príncipe, governante”.

Ficando com o significado de "poderosamente famoso", "famoso pela sua glória" ou "governante poderoso", "rei famoso".

Rodrigo Santoro no ápice da sua carreira, no filme ''300 - A Ascensão do Império’’ (2014):

3. Wagner

Outro ator que passou a ser mais conhecido internacionalmente, após atuar na série da Netflix ‘’Narcos’’ (2015-2018), é Wagner Moura. É um brilhante intérprete com diversos papéis em telenovelas, filmes e séries.

Apresentou personagens que marcaram o imaginário da população brasileira como o vilão Olavo na novela "Paraíso Tropical" (2007), Capitão Nascimento no filme "Tropa de Elite" (2007), Boca no filme "Ó Paí, Ó" (2007), entre outros.

Esse nome tem origem no sobrenome germânico Waganari, que era o nome dado a pessoas que trabalhavam com transportes de mercadorias, bem como na construção de vagões ou carroças.

Por isso fica com o significado de "construtor de carroças", "fabricante de vagões", “transportador”.

4. Bruno

Aos 37 anos, Bruno Gagliasso já acumula uma carreira com diversos papéis, vários investimentos em outros ramos e uma cachê que gira em torno de 70 mil reais.

Começou sua carreira na televisão de forma expressiva aos 18 anos, fazendo papéis importantes como Inácio Amorim em ''Celebridade'' (2003), Ricardo Garcia em ''Sinhá Moça'' (2006), Timóteo Cabral em ''Cordel Encantado'' (2011), Edu na série ''Dupla Identidade'' (2014), entre outros.

O nome Bruno apresenta dois étimos que possuem o mesmo significado. Tanto pode ter vindo do latim brunus, como do germânico brun, que querem dizer literalmente “marrom" ou "moreno”.

5. Antônio

Um dos principais galãs das novelas globais, com um charme sem igual, que conquistou o coração de diversos telespectadores, é o ator Antônio Fagundes. Sua fama em novelas começou com o galanteador Petrucchio em "O Machão" (1974).

Outros papéis importantes foram Lua Viana em ''Saramandaia'' (1976), Pedro na série ''Carga Pesada'' (1979-1981), Otávio Jordão na novela ''A Viagem'' (1994), Bruno Mezzenga em ''O Rei do Gado'' (1995), Atílio Novelli em ''Por Amor'' (1997), entre outros.

Tony Ramos, com o seu primeiro nome sendo o diminutivo de Anthony, variante inglesa de Antônio, é outro ator com carreira consolidada. Aos 70 anos, ele ganha um salário de cerca de 145 mil reais.

Interpretou importantes papéis em telenovelas como os gêmeos Joaquim (Quinzinho) e João Victor em ''Baila Comigo'' (1981), Tonico em ''Bebê a Bordo'' (1988), Eduardo Albuquerque Figueiroa em ''Rainha da Sucata'' (1990), José Clementino em ''Torre de Babel'' (1998), Totó em ''Passione'' (2010), entre outros.

Os dois nomes tem origem no latim Antonius, através do grego Antónios, que significa "valioso", "de valor inestimável", "digno de apreço".

Antônio Fagundes em um dos episódios da série ''Carga Pesada'' (1979-1981):

6. Marco

Quem não amava ligar a tv e assistir o personagem Lineu Silva da série ''A Grande Família'' (2001)? Super engraçado, certinho e um exemplo como pai de família, ele era interpretado pelo grande ator Marco Nanini.

Ele consegue transitar muito bem em papéis cômicos e dramáticos. Grandes personagens de Nanini em novelas foram Mosca e Florisbela em ''Um Sonho a Mais'' (1985), Montenegro em ''Brega & Chique'' (1987), Teodoro Madureira em ''Dona Flor e Seus Dois Maridos'' (1998), entre outros.

Esse nome provém do latim Marcus, e tem o mesmo significado que Marcos e Márcio, que é "relativo a Marte", ou "dedicado a Marte", o deus romano da guerra.

7. José

José de Abreu, um dos atores mais consagrados da televisão brasileira, que aos 72 anos ainda faz papéis marcantes como o Nilo de ''Avenida Brasil'' (2012) e Dodô de ''Segundo o Sol'' (2018), não poderia faltar nessa lista.

Outras novelas importantes que ele participou foram, ''Bebê a Bordo'' (1988), ''A Indomada'' (1997), ''Senhora do Destino'' (2004), ''Caminho das Índias'' (2009), entre outros.

Esse nome tem origem no hebraico Yosef, que quer dizer “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus, ficando com o significado total de “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”.

Ótima atuação de José de Abreu na novela ''Avenida Brasil'' (2012):

8. Vladimir

Marido da super atriz Adriana Esteves, Vladimir Brichta é considerado um dos principais galãs globais desde a sua primeira novela ‘’Porto dos Milagres’’ (2001).

Já acumulou diversas telenovelas, séries e filmes em seu currículo. Os seus personagens mais importantes foram Nélio em ''Coração de Estudante'' (2002), Enrico em ''Kubanacan'' (2003), Armane na série ''Tapas e Beijos'' (2011 – 2015), Remy em ''Segundo Sol'' (2018), entre outros.

O nome Vladimir tem origem eslava, com dois possíveis étimos. O primeiro vem da união dos elementos walde, vladi, que significa "senhor", e mir, que quer dizer "paz". O segundo provém dos termos volod, que significa "regra", e mer, que quer dizer "grande, famoso".

Ficando com o significado total de "senhor da paz", ou "o que governa com grandeza", "de grande poder".

9. Ary

Aos 86 anos, Ary Fontoura já consagrou diversos personagens na dramaturgia brasileira, como o Professor Aristóbulo e o mão de vaca Nonô Correia.

Outros importantes papéis desse grande ator foram Baltazar Câmara em ''O Espigão'' (1974), Doutor Pelópidas em ''Gabriela'' (1975), Florindo Abelha (Seu Flô) em ''Roque Santeiro'' (1985), Coronel Arthur da Tapitanga em ''Tieta'' (1989), Quinzinho em ''Êta Mundo Bom'' (2016), entre outros.

O nome Ary é uma variante inglesa do nome alemão Ari, o qual tem origem no hebraico Aryeh, que significa literalmente “leão”. Ficando com o sentido complementar de “aquele que é valente e poderoso”, “homem que protege e é justo”.

10. Lázaro

Marido da belíssima atriz Taís Araújo, Lázaro Ramos não é somente um ator de novelas, filmes e séries, mas também uma pessoa com um grande engajamento político, social e cultural. Em 2009, ele foi nomeado embaixador da UNICEF no Brasil, dedicado aos direitos de crianças e adolescentes.

Importantes personagens que Lázaro já deu vida foram João Francisco no filme ''Madame Satã'' (2002), André no filme ''O Homem que Copiava'' (2003), Éder Fragoso no filme ''Meu Tio Matou um Cara'' (2004), Foguinho na novela ''Cobras & Lagartos'' (2006), Roque no filme ''Ó Paí, Ó'' (2007), entre outros.

Lázaro tem origem no grego Eleázaros, é o mesmo que Eleazar, nome originado no hebraico Elazar, através da união dos elementos El que significa “Deus, Senhor” e ézer, que quer dizer “socorro”, significando “Deus socorreu” e “Deus ajudou”.

Lázaro Ramos no filme ''O Homem que Copiava'' (2003):

11. Cauã

O galã lindo e apreciado por sua beleza, Cauã Reymond, só vem evoluindo em suas atuações desde a sua estreia na televisão na novela Malhação de 2002.

Atualmente com 39 anos, já coleciona diversos papéis importantes na dramaturgia brasileira, como, por exemplo, Halley na novela ''A Favorita'' (2008), Danilo em ''Passione'' (2010), Jesuíno em ''Cordel Encantado'' (2011), Leandro na minissérie ''Amores Roubados'' (2014), entre outros.

Cauã é um nome de origem indígena brasileira, mais precisamente de origem Tupi, que significa "gavião" e "falcão".

12. Reynaldo

O tão querido e amado Reynaldo Gianecchini deu o ar de sua graça e ficou mais conhecido pelos telespectadores após interpretar Edu na novela ''Laços de Família'' (2000).

Apesar de ter sido bastante criticado nas suas primeiras atuações, ele evoluiu e passou a colecionar importantes papéis na televisão brasileira como, Tony em ''Esperança'' (2002), os gêmeos Paco e Apolo em ''Da Cor do Pecado'' (2004), o mecânico Pascoal em ''Belíssima'' (2005), Dante em ''Sete Pecados'' (2007), entre outros.

Reynaldo é uma variação do nome Reinaldo, o qual é uma variante de Reginaldo, que tem origem no germânico Reginald, a partir da união das palavras ragin, que significa "conselho" e wald, que quer dizer "governo" ou "domínio".

Ficando com o significado de "o que governa segundo conselhos".

O romance entre Safira e o mecânico Pascoal, na novela ''Belíssima'' (2005) rendia risadas:

13. Eduardo

Não era tão bom poder ligar a televisão e assistir o cômico Petruchio na novela ''O Cravo e a Rosa'' (2000)? Ele e Catarina (Adriana Esteves) eram um par romântico bastante diferente. Quem o interpretou foi o ator Eduardo Moscovis.

Apesar de estar um pouco afastado da telinha, ele coleciona um bom número de personagens que os telespectadores adoraram, como, por exemplo, o Comandante Fernando em ''Por Amor'' (1997), Chico em ''Desejos de Mulher'' (2002), Reginaldo em ''Senhora do Destino'' (2004), Rafael em ''Alma Gêmea'' (2005), entre outros.

Esse nome tem origem no germânico Hadaward, composto pela junção dos elementos ead, que significa "rico, próspero", e weard, ward, que quer dizer "guarda, guardião", significando "guardião das riquezas", “protetor das riquezas” ou "guardião rico".

14. Alexandre

Alexandre Nero é um ator que faz interpretações diferentes e ousadas, além de colecionar papéis memoráveis. Também é cantor e multi-instrumentista, ganhando um cachê de cerca de 170 mil reais.

Seus principais papéis em telenovelas são Vanderlei em ''A Favorita'' (2008), Terêncio em ''Paraíso'' (2009), Stênio em ''Salve Jorge'' (2012), o Comendador em ''Império'' (2014), entre outros.

Alexandre é um nome com origem no grego Aléxandros, o qual provém da junção do verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger", e do vocábulo andrós, que quer dizer "homem". Significando "protetor do homem", "defensor da humanidade", “o que repele os inimigos”.

15. Mateus

Você já deve ter ouvido muito falar do primeiro beijo gay em horário nobre da televisão brasileira, que aconteceu pelos personagens Félix e Niko, na novela ''Amor à Vida'' (2014). O ator que deu vida ao antagonista Félix, foi Mateus Solano.

Outros papéis importantes que marcaram sua carreira foram Ronaldo Bôscoli na minissérie ''Maysa: Quando Fala o Coração'' (2009), os gêmeos Miguel e Jorge na novela ''Viver a Vida'' (2009), Zé Bonitinho no remake da ''Escolinha do Professor Raimundo'' (2015-2019), entre outros.

Mateus é um nome muito popular no Brasil, assim como a sua variação Matheus, surgindo através do hebraico Mattiyyah, uma redução do nome Mathathiah, que chegou até à língua portuguesa a partir do latim Mataeus, que significa “dom de Deus", "presente de Deus" ou "dádiva de Deus”.

16. Thiago

Thiago Fragoso foi melhorando sua atuação ao decorrer do tempo, obtendo seu ápice ao interpretar o primeiro beijo gay em horário nobre na novela ‘’Amor à Vida’’ (2013), junto do ator Mateus Solano.

Já atuou em diversas telenovelas, mas as que marcaram mais a sua carreira foram ''Estrela-Guia'' (2001), ''O Profeta'' (2006), ''O Astro'' (2011), ''Lado a Lado'' (2012), entre outras.

Thiago surgiu como uma variação de Iago, através de Santiago, o qual é uma aglutinação espanhola Sant’Iago. Iago é uma variante de Jacó, que tem origem no hebraico Yaaqobh, está calcado no aramaico iqbá, acadiano iqbu,e árabe aqib, que quer dizer “calcanhar”.

Ficando com o significado total de “aquele que vem do calcanhar”.

17. Marcelo

Um personagem que deu grande destaque ao ator Marcelo Serrado, é o humorístico e gay Crodoaldo Valério, criado pelo diretor Aguinaldo Silva, na novela ‘’Fina Estampa’’ (2001). Ele ganhou tanta notoriedade que depois foi feito dois filmes chamados ‘’Crô: O Filme’’ (2013) e ‘’Crô em Família’’ (2018).

Outros personagens importantes interpretados por Marcelo foram Sílvio em ''O Mapa da Mina'' (1993), Dr. Danilo em ''Quatro por Quatro'' (1994), Dr. César em ''Por Amor'' (1997), Rodolfo em ''Porto dos Milagres'' (2001), entre outros.

Esse nome tem origem no latim Marcellus, diminutivo de Márcio e Marcos, os quais têm origem a partir do latim marcius, martius, que quer dizer "guerreiro" ou "marcial".

Fica com o sentido total de "pequeno guerreiro", "jovem guerreiro" ou "pequeno marcial".

Cena cômica do personagem Crô, na novela ''Fina Estampa'' (2001):

18. Caio

Caio Blat é um ator bastante versátil e ousado, que já participou de diversas telenovelas, filmes e séries. Aos 39 anos, ele continua com o rosto de um menino, mas a experiência de mais de 15 anos atuando.

Seus principais papéis foram Bruno Sampaio em "Esplendor" (2000), Matheus em "Coração de Estudante" (2002), Abelardo Sardinha em "Da Cor do Pecado" (2004), Deusdete no filme "Carandiru’’ (2003), Leonardo Villas-Bôas no filme Xingu (2011), entre outros.

Caio tem raiz do latim Caius, que por sua vez se originou de Gaius, abreviação de gavius, de gaudere, que significa "regozijar-se". Fica com o significado de "alegre", "contente" ou "feliz".

19. Milton

Milton Gonçalves é um ator bastante versátil também, super consciente das questões políticas do país, tendo atuado tanto na televisão, teatro quanto no cinema, além de ter produzido algumas peças.

Seus papéis mais marcantes foram Zelão das Asas em ''O Bem-Amado'' (1973), Pai José em ''Sinhá Moça'' (1986 e 2006), Seu Afonso em ''Lado a Lado'' (2012), Chico no filme ''Carandiru'' (2003), um policial no filme ''O Beijo da Mulher Aranha'' (1985), entre outros.

O nome Milton é de origem inglesa, com dois possíveis étimos. O primeiro provém da palavra Middelton (middle = "centro"; town = "central"), significando "lugar central". A segunda provém de Mylen-tun, composta pelos termos mylen, que quer dizer ‘’moinho’’ e tun, que significa "lugar ou cidade".

Fica com o significado total de "da cidade do moinho" ou "o que vem da cidade central".

20. Miguel

Miguel Falabella é como se fosse o artista com pacote completo, além de atuar, ele é diretor, escritor e apresentador, sabe fazer um pouco ou muito de tudo. Ganha um cachê de cerca de 650 mil reais.

Como ator, ele marcou o imaginário da população brasileira com papéis como Miro em ''Selva de Pedra'' (1986), Raul em ''A Viagem'' (1994), Caco Antibes no programa humorístico ''Sai de Baixo'' (1996), Mário Jorge no seriado ''Toma Lá, Dá Cá'' (2007), Ruço no seriado ''Pé na Cova'' (2013), entre outros.

Miguel é um nome bíblico, com origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh, e El, que significam “quem é como Deus?”.

Confira outros artigos do nosso site:

O que significam os nomes das maiores atrizes globais

Nomes de filhos de famosos: 32 inspirações com significados para o seu bebê!

20 nomes de bebês inspirados em famosos do cinema