Os ícones da cultura pop são vários e diversificados. Nesse artigo, nós separamos os nomes femininos que se tornaram marcantes para milhares de pessoas ao redor do mundo.

São personalidades femininas, em sua maioria, com atitude firme e determinada e outras com características mais cômicas.

Confira melhor como foi a criação do nome de cada uma delas e aproveite para tirar inspirações, principalmente para os futuros pais e futuras mães.

Nomes Femininos: Cultura Pop em Filmes

Cultura Pop: 11 nomes femininos que ficam bem em crianças

1. Leia

Um ícone pop e do cinema mundial, a Princesa Leia é uma das protagonistas do filme Guerra nas Estrelas.

Marcando o imaginário popular com os seu penteado diferente e com uma atitude que quebrava todos os padrões sociais de ser uma princesa, ela se tornou um emblema dos anos 70 e 80, sendo amada até os dias atuais.

Em relação ao seu nome, uma das teorias diz que o criador da saga, George Lucas, desenvolveu alguns nomes dos seus personagens baseados na fonética.

Leia seria a junção do nome Dejah, personagem literária de ficção científica criada por Edgar Rice Burroughs, e Galadriel, a Senhora de Lothlórien de Senhor dos Anéis (de J.R.R. Tolkien).

2. Cinderella

É curioso que o nome de uma das princesas mais conhecidas dos contos de fadas tenha tudo a ver com o simbolismo da história.

Criada por Charles Perrault, um escritor francês, o conto foi chamado de Cendrillon (ou Sapatinho de Cristal). O nome da protagonista da história, que sofre com todos os abusos da sua madrasta e meia-irmãs, é Ella.

Já o nome Cinder significa ‘’cinza’’ traduzindo do inglês, que foi o apelido que Ella recebeu por acordar quase sempre de manhã coberta por cinzas.

Fairy Tale Disney GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

3. Beatrix

Como um grande apreciador de filmes no geral, Tarantino fez uma homenagem aos filmes de kung fu e artes marciais, quando resolveu criar a personagem Beatrix Kiddo, junto da atriz Uma Thurman, em ''Kill Bill''.

Se tornando um ícone da cultura popular, a personagem com o apelido de ‘’A Noiva’’ e ‘’Mamba Negra’’, ficou consagrada no imaginário mundial.

Não se sabe ao certo a origem do nome Beatrix Kiddo, talvez o diretor quisesse fazer um mix entre um nome mais ocidental e outro oriental.

O nome provém do feminino Viatrix, o qual tem origem no nome latino tardio Viator, que quer dizer ‘’viajante’’.

Ele é muito semelhante ao nome popular Beatriz, o qual tem origem no latim beatus, que significa "feliz", ou no latim Beatrice, de beare, que significa “a que traz felicidade” ou "aquela que faz os outros felizes".

4. Ellen

E nessa lista de personalidades importantes, não poderia faltar a tenente de primeira classe, Ellen Ripley, da franquia de filmes de ficção científica ‘’Alien’’.

Sua determinação e firmeza são invejáveis, mas você sabia que essa personagem foi criada para ser um homem?

O nome dele seria Martin Roby, mas ao receber uma sugestão para se diferenciar dos filmes que estavam sendo lançados, o diretor Walter Hill resolveu mudar para uma mulher.

Walter deu o sobrenome de Ripley por conta do painel de jornal americano Ripley's Believe It or Not! (Acredite se Quiser, no Brasil). Depois como primeiro nome resolveu pôr Ellen, que é o nome do meio da sua mãe.

O nome Ellen é uma variação de Helena, que se originou a partir do grego Heléne, derivado da palavra heláne, que significa “tocha”. Ficando com o significado total de “a que brilha”, “reluzente”.

5. Diana

Você sabe qual personagem dos quadrinhos carrega esse nome? Se a resposta foi Mulher-Maravilha, está hiper certo!

A Princesa das Amazonas é um ícone cultural e de força feminina, criada em 1941, ela já passou por algumas modificações. Não se sabe ao certo o porquê da escolha do seu nome.

É dito nas histórias, que as Amazonas a batizaram de Diana. Este nome também era carregado pela deusa romana da caça, o que pode ter servido de inspiração.

Wonder Woman GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

O nome tem origem no latim Diana, derivado do termo dius, que quer dizer literalmente “divina”, ficando por extensão “aquela que ilumina”.

Nomes Femininos: Cultura Pop Brasileira

Cultura Pop: 11 nomes femininos que ficam bem em crianças

6. Iara

Com certeza você já deve ter ouvido falar da lenda folclórica brasileira sobre a sereia Iara, não é mesmo?

O nome dessa personagem, tem tudo a ver com o que ela é: senhora das águas ou mãe d'água.

A lenda conta a história de uma guerreira indígena com uma beleza estonteante que por ser ameaçada de morte por seus irmãos, resolve matá-los. Seu pai, furioso, decide jogá-la no rio.

Os peixes, para tentar salvá-la, a transformam em uma criatura metade mulher e metade peixe. Desde o episódio, Iara passa a lançar seus encantos em pescadores da área amazônica, os atraindo para o fundo do rio, para que eles morram afogados.

Esse nome tem origem indígena, cuja raiz do Tupi-guarani y-îara significa "senhora das águas", "mãe d'água", "a beleza das águas" ou "dominadora".

7. Mônica

Quem já leu o quadrinho brasileiro ‘’Turma da Mônica’’, do cartunista Mauricio de Sousa, sabe muito bem que a protagonista da história é uma menina com uma personalidade bastante forte.

A Mônica foi criada em 1963, inspirada em uma das filhas de Mauricio, de mesmo nome. Analisando o comportamento da menina e os aspectos físicos, ele resolveu desenvolver a personagem.

Esse nome provém do grego Mónikos derivado da palavra mónos, que quer dizer “um”. Significando no total “”, “solitária”, “viúva”.

Nomes Femininos: Cultura Pop em Games

Cultura Pop: 11 nomes femininos que ficam bem em crianças

8. Lara

Um dos maiores ícones dos anos 90 no ramo de jogos de aventura, é a poderosa e bonita Lara Croft. Quem nunca jogou Tomb Raider, que atire a primeira pedra.

Mas você sabia que o nome desenvolvido primeiramente para ela, foi Laura Cruz? Queriam algo inspirado no sul da América, mas depois resolveram manter as raízes britânicas, principalmente porque o estúdio que a criou é britânico (Core Design).

Olhando em uma lista telefônica, eles escolheram um nome mais próximo foneticamente de Laura Cruz e assim nasceu a Lara Croft.

Xbox One M For Mature GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

Esse nome tem origem incerta, como a versão islandesa de Laura, variante feminina de Lauro, que surgiu a partir do latim laurus, que dizer "loureiro, louro", por extensão fica "vitoriosa, triunfadora".

9. Zelda

Princesa Zelda é o nome dado a todas as personagens femininas da família Hyrule, que aparecem de forma diferente em cada jogo da série ''The Legend of Zelda'', da companhia Nintendo.

Segundo teorias hipotéticas de fãs dos jogos, o designer Shigeru Miyamoto, teria se inspirado na escritora Zelda Fitzgerald, para pôr o nome da personagem, pois além dela ser talentosa e bonita o nome casava bem com ‘’Legend’’.

Com virtudes como inteligência, gentileza e bondade, essa personagem tem tudo a ver com o significado do seu nome.

Zelda sendo uma modificação do semítico Salida, quer dizer literalmente “felicidade”.

Como o diminutivo do nome Griselda, o qual foi originado nos termos germânicos Grshilda, Griselde, a partir de grisja, que significa “experiente, maduro” e hilde, que quer dizer “combatente”, significa “combatente experiente”.

Nomes Femininos: Cultura Pop em Séries

Cultura Pop: 11 nomes femininos que ficam bem em crianças

10. Phoebe

Se tem uma personagem divertida, engraçada e amada por milhares de pessoas, é a Phoebe Buffay da série americana ‘’Friends’’. Com um passado misterioso e sendo um pouco louca (ou muito), ela conquistou a empatia dos telespectadores.

Assim como os outros personagens da série, há uma teoria que diz que os criadores, David Crane e Marta Kauffman, se inspiraram nos nomes dos personagens da novela americana ‘’All My Children’’, para criar os seus próprios.

Phoebe Buffay veio da personagem Phoebe Wallingford. O nome próprio tem origem no grego Phoibe, derivado de Phoibos, que quer dizer “brilhante, pura”.

Lisa Kudrow Yes GIF by Friends - Find & Share on GIPHY
Via Friends

11. Claire

Uma das principais personagens da atualidade, como uma mulher forte, determinada, elegante e bonita, temos Claire Underwood, da série ‘’House of Cards’’.

A atriz que a interpretou, Robin Wright, disse que não se inspirou em nenhuma personalidade da política para compô-la. Ela simplesmente acompanhou documentários sobre a águia americana, um animal elegante e forte.

Não se sabe a origem ou o porquê da escolha do nome Claire, mas ele é uma variante francesa de Clara, a qual se originou a partir do latim clarus, que significa “brilhante” ou “ilustre”.

Gostou da nossa lista de nomes femininos da Cultura Pop? Confere outros artigos também:

Cultura Pop: 12 nomes masculinos que ficam bem em crianças

20 nomes de bebês inspirados em famosos do cinema

O que significam os nomes das maiores atrizes globais