Você já deve ter se perguntado várias vezes como os japoneses escolhem os nomes para os seus filhos, não é mesmo?

E que a verdade seja dita, a ação de dar um nome ao bebê é algo importante em qualquer cultura, mas na japonesa é para lá de diferente. Eles realmente levam a sério esse assunto.

Falando de uma forma simplificada, os japoneses querem que você olhe para a composição dos kanjis e reflita um pouco sobre qual o significado do nome, nada entregue de mão beijada.

E afinal, o que é o kanji?

Calculating Bangtan Boys GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

É um alfabeto de ideogramas, ou seja, diversos símbolos que significam várias coisas, bastante diferente do sistema ocidental. Além disso, eles possuem mais dois alfabetos fonéticos: katakana e hiragana.

Por isso fica tão difícil transcrever um nome japonês para o Brasil, por exemplo. Até mesmo os japoneses às vezes se enrolam com o sistema de nomes!

Por conta disso, eles criaram uma funcionalidade na qual os pais preenchem um formulário para dizer qual os kanjis do nome do filho (a) e qual é a leitura fonética dele.

Por exemplo, o nome feminino Misaki pode ser escrito de diversas formas, por conta dos kanjis ‘’mi’’ e ‘’saki’’ serem lidos e apresentarem significados diferentes.

Nomes Japoneses: onde vivem? De quê se alimentam? Como trazer para o Brasil?

Seguindo a onda de exemplos, a grande diferença é que os nomes ocidentais não apresentam sistema de figuras ou símbolos, por exemplo, quando você vê e lê o nome Matheus ou Helena, não sabe o que eles significam assim de repente.

Quando se vê e lê o nome masculino Akira, apesar de possuir sentidos diferentes, apresenta o significado em sua totalidade de luminoso, luz, alguém que é brilhante e bom.

Nomes Japoneses: onde vivem? De quê se alimentam? Como trazer para o Brasil?

Mas, afinal, é possível adaptar o sistema japonês de escolha de nomes para o sistema português? Hmmm... Vamos tentar.

Nervous The Simpsons GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

Nomes Japoneses Femininos: tentativa de trazer para o Brasil

Para as meninas a melhor opção são nomes delicados e ligados à natureza, como Ayaka, Nanami, Natsu, entre outros. Que podem ser empregados no Brasil ao juntar elementos naturais, como a flor, o mar e outros conectados à beleza.

Nomes Japoneses: onde vivem? De quê se alimentam? Como trazer para o Brasil?

Nomes Japoneses Masculinos: tentativa de trazer para o Brasil

Para os meninos é comum que os japoneses escolham nomes mais fortes ou ligados ao sentido de amplitude e grandeza, como Hiroto, Tsubasa, Kaito, entre outros. Mesmo assim ainda há elementos da natureza inseridos nesses nomes.

No Brasil, nomes masculinos mais diferentes podem ser uma boa opção, como, Nilo, Júpiter, e a invenção brasileira, Lindomar.

Nomes Japoneses: onde vivem? De quê se alimentam? Como trazer para o Brasil?

Você pode ir brincando com as palavras, fazendo junções da sílaba de uma com a sílaba de outra e formar um nome original e que faça sentido para você.

Outros Nomes Japoneses em Alta

Femininos

1. Naomi

É um nome formado pelos kanjis nao que significa ''honestidade'' e ''franqueza'' e mi que quer dizer ''beleza''. Ficando com o significado total de “aquela que é bonita e honesta” e “a honestidade bela”.

2. Yoko

Apresenta dois significados comuns. O primeiro provém dos kanjis yo significando ''oceano'' e ko, sendo ''criança, filha''. Já o segundo tem origem nos kanjis yo sendo ''sol'' e ko, significando ''criança, filha''. Por isso fica com o significado total de “criança radiante” ou “oceano infantil”.

Masculinos

1. Hiroto

Esse nome apresenta dois significados mais comuns. Provindo dos kanjis hiro, sendo ''generosidade'' e to, significando ''pessoa'', quer dizer ''pessoa generosa'' ou ''homem generoso''. Já a partir dos kanjis hiro, significando ''oceano'' e to, sendo ''pessoa'', pode significar ''pessoa grandiosa'' ou ''homem grandioso''.

2. Hideki

Esse nome tem origem nos kanjis hide, que pode tanto ser ''prosperidade e florescimento'', quanto ''excelente e beleza'', e ki, que quer dizer ''árvore''. Significando “árvore soberba”, “árvore maravilhosa” e “árvore excelente”.

Se inspire mais em Nomes Japoneses.

Achou o artigo interessante? Aproveita para ler outros:

Os significados de 20 nomes inspirados em personagens de mangás e animes

Os significados de 30 nomes exóticos e bonitos para bebês